sexta-feira, 28 de março de 2014

A Oficina do diabo

A Oficina do diabo
Quem nunca ouviu falar que mente vazia é oficina do diabo?
Me lembro bem de minha época de criança, toda vez que eu ou qualquer outra criança ficava quietinha demais, alguém mais velho logo dava uma tarefa para ser executada e em seguida dizia a nefasta frase: “Mente vazia é oficina do diabo”!
E ainda hoje, ouvimos com certa freqüência pessoas citarem esta frase por aí.
Será mesmo verdade o que afirma este dito popular?

Mente vazia.

 Já parou para pensar em uma oficina cheia de demônios e diabinhos correndo de um lado para o outro fabricando maldade, sob a severa e maléfica supervisão de Lúcifer?
Se este lugar existe, eu não consigo acreditar que seja na mente humana. Mente esta que tem assustadoramente, cerca de 100 bilhões de neurônios e cada um destes neurônios tem capacidade de realização de mil conexões para armazenamento de dados.
E não é só isso!
Pesquisas recentes afirmam que mesmo durante o nosso período de repouso o cérebro humano continua trabalhando na captação de novas informações.
É realmente possível o ser humano com este turbilhão de dados sendo processado ininterruptamente dia após dia, em algum momento de sua vida ter a sua mente vazia? 
Sinceramente, eu acredito que não.
Se a nossa mente não para e está a todo instante transbordando de informações, então, ela jamais estará vazia.

Vamos tentar entender melhor esta máxima popular.

Mente vazia. Vazia de quê?

Aperte a tecla “SAP” e vejamos o que vai acontecer.
Mente vazia é igual à produtividade desqualificada.
Como já vimos, a nossa mente não para e não se esvazia, nem mesmo por um milésimo de segundo.
Quando se usa esta expressão “mente vazia”, se esta dizendo que foi observado que esta determinada pessoa não está fazendo bom uso de suas habilidades, esta ociosa e provavelmente não esta produzindo pensamentos de boa qualidade. Muito embora, não seja assim que a maioria das pessoas entende esta frase.
Quem fica ocioso por muito tempo, na certa está deixando se levar por pensamentos tortuosos e infrutíferos. 
Permita-me abrir um pequeno parêntese para um breve conselho:
A ociosidade é um câncer que corrói os bons pensamentos, por isso, preencha o seu tempo com trabalho digno, atividades físicas, estudos, conversas sadias e acima de tudo com pensamento de excelência, siga à risca a infalível psicologia bíblica que diz:
...Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8
Mente saudável, ações saudáveis.
Permeie a sua mente com riquezas.
Leia bons livros (dentre ele a bíblia), medite neles, faça um check-up mental diário, mantenha a sua saúde emocional em dia, se autodiscipline e, você verá que estas atitudes te lançarão para mais próximo de suas realizações.

Vale lembrar que não somos impotentes quanto ao nosso pensar, não somos escravos de nossas vontades. Pelo contrário, a nossa consciência nos ergue ao status de senhores de nossos pensamentos e atos.
Se pensamos e nos comportamos de forma correta ou não, é uma decisão que tomamos simplesmente por que assim decidimos. E esta decisão começa a ser formada através das informações que permitimos fertilizar nossa mente.
Tudo o que ouvimos, falamos e lemos se aloja no nosso cérebro, e quanto mais ouvimos, falamos e lemos as mesmas informações, mais impregnado o nosso cérebro ficará desses conteúdos;  o que faz morada no nosso cérebro fará morada também no nosso coração, e, é do nosso coração que partem as decisões que tomamos balizadas sempre nos conteúdos nele contidos e que influenciam inevitavelmente o nosso futuro.

Conselho dado, fecho o parêntese e sigamos em frente.

Por que oficina e ainda mais do diabo?

 Eu já perdi a conta de quantas vezes, verbalizei este jargão, levando ao pé da letra, como se fosse absoluta verdade e sem nunca ter parado para pensar a respeito.
Que me perdoe Freud e os demais psicólogos de plantão, mas o diabo é o maior psicólogo de que se tem noticia.
 Isso, por ele ter uma mente que vai muito além da nossa mente.
Ele lê o comportamento humano com uma precisão tão extraordinária, que é capaz em alguns momentos de deduzir o que estamos pensando, com uma velocidade inimaginável e, em certas situações, consegue se adiantar e saber quais as ações decidiremos tomar.
Mesmo com tamanho poder, ele é incapaz de ler ou de entrar na nossa mente.
Pense bem, se ele não pode penetrar na mente humana, então fazer uma oficina é mais que improvável, é impossível.
O que ele faz constantemente e com maestria, é tentar nos seduzir, ofuscar e cegar a nossa visão espiritual e daí, nos induzir ao erro. Exatamente como ele fez no Jardim do Éden com os nossos primeiros pais (Gênesis 3) e outra vez o vemos empregando a mesma estratégia com o nosso Senhor Jesus Cristo (Mateus 4), mas desta vez sem êxito.
Veja que em nenhum momento ele tocou em Eva ou em Jesus, em nenhum momento ele leu ou entrou em suas mentes. Ele aposta alto e sempre joga em cima de nossas fraquezas, ele usa a forma mais eficaz que existe para se matar o homem, que é, implantando a dúvida, confundindo e destruindo o seu entendimento, pois ele sabe que é na mente que reside o nosso poder de ação e reação (falo acima da morte espiritual, mas não podemos descartar outros tipos de mortes que o homem pode sofrer, como a morte social, econômica, ... e física).
“Acima de tudo, guarde o seu coração (consciência), pois dele depende toda a sua vida”. Provérbios 4: 23

Antes de concluir, preciso desfazer uma duvida que possa ter surgido em alguns leitores:

Por que considerar o diabo como o maior psicólogo e não Deus?

Para isso vejamos algumas diferenças primárias entre Deus e o diabo:


Deus sabe tudo a nosso respeito       -   O diabo apenas deduz.

Deus pode tudo em nossas vidas       -   O diabo tem poder, mas é limitado.


Deus está em todos os lugares           –  O diabo se desloca com enorme velocidade.


Deus é o Senhor Supremo e Criador   –  O diabo é Criatura

Sei que grandes estudiosos definem Deus como sendo o maior psicólogo, o psicólogo dos psicólogos, o infalível psicólogo e, por aí vai. 
Não quero trazer descrédito a esses renomados eruditos. Até porque, quem sou eu para tal? 
Eles discorrem este assunto com uma perspectiva interpretativa bem diferente da que apresento aqui. 
Polemizar nunca foi e não será jamais o objetivo deste. Clarificar sim.

Consideremos: A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e comportamentais do ser humano, as suas raízes, influências e implicações.
Etimologicamente, a psicologia é a junção das duas palavras gregas psico e logia: Psico que quer dizer Alma e Logia que quer dizer estudo.

Os profissionais da psicologia necessitam de incansáveis anos de intensas pesquisas para se ter algum avanço nesta área.
Em contrapartida, temos a afirmativa bíblica de que Deus, tão somente através de sua palavra é capaz de “...penetrar até a separação da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12

Tente agora imaginar do que Ele é capaz de fazer com o seu agir.

Deus é o único ser onisciente, onipotente e onipresente.
Sendo onisciente Ele não precisa nos estudar, ele nos conhece detalhadamente por dentro e por fora.
Deus sabe tudo sobre todas as coisas e sobre todos os povos. Ele sabe do que sabemos a nosso respeito, e, sabe até mesmo o que nem mesmo nós sabemos sobre nós.
Para Deus não há mistérios e até mesmo o que ainda não fora descoberto, Deus sabe.
Ele tem o domínio das coisas passadas, das coisas presente e de todas às que ocorrerão no futuro.
Sendo assim, considerá-LO categoricamente um psicólogo, seria rebaixá-LO da qualidade de Supremo Pai Criador, à qualidade de simples criatura.

Pelos Laços do Calvário,
Wilflen Affonso


Nenhum comentário: