quinta-feira, 13 de setembro de 2018

É indispensável lutar

"O fardo leve e o jugo suave, não é garantia de não trabalho."

Muitos que estão inseridos no nosso meio, o meio cristão, têm a assombrosa ilusão de que a nossa caminhada com Cristo é um relaxante passeio no parque, num ensolarado dia de domingo. Lamento profundamente desconstruir essa crença que por mais deleitosa que seja, não passa de uma crença falaz.

Temos em nosso trajeto da vida, diversos desafios impiedosos e inimigos vorazes que, dia-a-dia nos assaltam, seja no âmbito familiar, profissional, ministerial e etc.

Somos invadidos por problemas quase que insolúveis e muitos outros insolúveis de fato (muitos desses, para quem exerce a função ministerial, problemas alheios que se tornam, de certa forma, nossos problemas),... E por mais que consigamos compartimentaliza-los de forma excelente, pondo cada um em seus devidos lugares, uma área conflituosa sempre há de interferir nas demais áreas de nosso viver. Isso porque o conflito existente não está nas coisas e nem no meio ambiente onde nos localizávamos quando se originou a crise, mas em nós; E para onde formos, carregaremos conosco essa pesada e indesejada companheira.

Deus sempre nos dará a sabedoria para lidarmos com toda sorte de desventura, mas o árduo trabalho até se alcançar a solução é toda nossa. A postura que tivermos diante das intempéries da vida, prenunciará e confirmará o resultado final que teremos.

"Jogar na conta de Deus" a responsabilidade de nossos fracassos é uma prática muito mais antiga e comum do que se pensa. O ser humano está sempre buscando um "culpado" para os seus eventuais desacertos. Parece que fazemos questão de entendermos errado algumas declarações bíblicas a fim de termos um 'respaldo legal' para os fracassos que nos tomam. Quando o Senhor diz: "Nessa batalha não tereis que pelejar", ele também está dizendo que, mesmo assim é imprescindível manter a postura firme e fiel de um bom e valente guerreiro. Mas na maioria das vezes, o que ele sempre nos diz é o seguinte: "Não temas, pois, eu, o Senhor sou contigo". Não temer, não significa não lutar. A promessa que Ele, o Senhor, nos faz a todo instante é que jamais estaremos sós em nossas lutas, Ele sempre estará conosco nos fortalecendo, nos animando, nos dando estratégias, esperança, e sempre que acharmos que não há mais nenhuma possibilidade de saídas ou de soluções, nos fazendo milagres.

Tende bom animo para enfrentar as aflições que Cristo nos disse que teríamos!

Tenha em Cristo, com Cristo e por Cristo um dia de vitórias!


                                                                   Pelos Laços do Calvário,
                                                                                  Wilflen Affonso