sábado, 29 de abril de 2017

NINGUÉM MERECE!

Apesar dos incontáveis esforços que fazemos diariamente, apesar de nossa abstinência aos atos pecaminosos, apesar das benfeitorias que realizamos aos nossos semelhantes, apesar de diversos aconselhamentos aos que padecem aflições, apesar das palavras de ânimo que proferimos aos que já perderam a esperança,... Por tudo isso, ainda não atingimos o status de merecedores das bênçãos de Deus.

O fato é que, em nossa esfera terrena jamais conseguiremos alcançar esse patamar e, é fato também, que jamais o alcançaremos tal merecimento, mesmo que sejamos transferidos deste para qualquer outro tempo, lugar ou dimensão.

Depois que adquirimos essa consciência de nada merecemos, sempre que começamos a pensar em nossa vida e em tudo que recebemos de Deus, a pergunta que logo nos vem a nossa cabeça é: por que eu que sou tão falho e mesmo assim tenho recebido tantas bênçãos? A resposta encontramos em João 3:16, “Porque Ele nos ama de Tal Maneira”.

Este amor é inalcançável. Sua extensão é tão imensa que ultrapassa as medidas do que conhecemos, do que iremos conhecer e do que jamais conheceremos do universo e dos céus. 


O preço desse amor simplesmente não existe. E se por acaso existisse um preço, quem o poderia pagar? 

Ele nos ama gratuitamente sem nos exigir nada em troca, mas aqueles que reconhecerem e aceitarem o seu amor, ainda ganha “de quebra” uma morada eterna, num lugar onde não existem palavras para descrever.

Ledo engano de quem acha, que alguém sobre a face da terra possa por si só, ou pelos seus feitos, merecer essa tão grandiosa herança.

Aqui, quando falamos de herança é inevitável não nos reportarmos à herança de que TODOS NÓS MERECEMOS, a morte.

Pare para pensar, a bíblia nos afirmar que somos pecadores e que a sentença para quem peca é a morte, certo? Se já foi dada a sentença e essa sentença nos condena a morte instantânea, então por que ainda não estamos vivos?

A resposta é simples: Por causa da manifestação misericórdia de Deus a nosso favor.

Misericórdia é a palavra que usamos para entendermos a ação protetora de Deus. É a misericórdia que nos impede de recebermos a morte, a paga que merecemos. Mais a bondade do nosso Deus é tão absurda que nos resgata da morte e nos dá a chance de sermos filhos Seus.

O Que é a bondade? Quando falamos a bondade de Deus, estamos falando do amor de Deus. A essência de Deus é o amor. 

Não existe Deus sem amor e nem amor sem Deus. 

Para ser mais abrangente, nada e nem ninguém existiria sem esse Ser magnífico! E é desse extraordinário Ser que emana a misericórdia e a graça.

Em resumo é isso, a misericórdia nos impede de recebermos o que merecemos (a morte), enquanto a graça nos presenteia com o que não temos direito (a vida abundante).

Ciente desse fato, fica extremamente fácil compreender as palavras de Paulo quando ele diz no ultimo versículo de Romanos: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Se alguém quiser saber como se faz para merecer as bênçãos de Deus, a verdade é uma só: NINGUÉM MERECE!

É pelo favor imerecido que alcançamos a salvação e as bênçãos do Pai!

Reitero que se alguém estava por aí se achando no direito de reivindicar alguma coisa de Deus, estou certo de que, a partir de agora, se poderá contar com a sua valiosa contribuição para que este chegue ao entendimento pleno dessa vital verdade.

E se por questões diversas alguns insistirem em cobrar algo do Altíssimo, não percamos tempo em afirmar: NINGUÉM MERECE!

Pelos Laços do Calvário
Pr. Wilflen Affonso