quarta-feira, 29 de março de 2017

Bondade e Graça

"Somos regados o suficiente a todo o tempo, pela Graça de um Deus soberanamente bondoso."

A voz de Deus retumba por todo o universo, e em especial em cada ser humano. Ele não fala conosco por nosso merecimento, Ele fala conosco literalmente, por causa de Sua Graça.

A bíblia nos afirma que a Graça Dele é multiforme (1 Pedro 4:10), não à toa, somos seres únicos, não existe um ser na terra que seja exatamente igual ao outro. Por isso, o falar de Deus ao homem também é diferente para cada um.

Não há uma regra, Ele fala de uma forma, mas pode com a mesma pessoa, falar de diversas  outras formas a cada instante.

Deus fala conosco através dos ventos, das águas, dos relâmpagos e trovoadas, do silêncio, dos sinais, de um irmão,... e fala também direto ao nosso espírito.

O cuidado que temos que ter é, se o que estamos ouvimos através das variadas formas em que podemos ouvir a voz Divina,  é realmente a voz Divina.

A melhor maneira de tirar a prova é sempre comparar, o temos como "a fala de Deus", com o supremo manual de Sua vontade, A saber, a bíblia. Porque Deus jamais deixará de nos falar através dela.

Deus fala de diversas formas, sim, mas precisamos aprender a distinguir a Sua voz.

Quando reconhecemos que é realmente Deus falando e, a Sua voz vem trazendo respostas as nossas orações, nem sempre as respostas dadas serão as que queremos, mas sempre serão as que precisamos.

Independente do que fale, da situação, da resposta, ou da forma que fale, é regozijante ouvir a Sua majestosa voz.

Viva a vida impregnado da Bondade e da Graça de Deus, em Cristo, com Cristo e por Cristo!

Pelos Laços do Calvário,
Pr. Wilflen Affonso

quinta-feira, 2 de março de 2017

Santificação e santidade: Uma missão possível

Parece que a santidade para muitas pessoas, soa como se fosse apenas uma palavra, e pior, uma palavra em numa língua alienígena.

Pois, por mais que se pesquise a respeito, por mais que se caminhe na trilha da descoberta, o mais longe que se consegue chegar é na definição literária, na raiz etimológica desse misterioso verbo, mas santidade é o principal fruto da comunhão com Deus.

Este fruto somente pode ser degustado um pouco de cada vez,  ou seja, a santificação é um processo gradual diário.

E nesse processo aprendemos a ser cada vez mais exclusivo,  e, por conseguinte, dirigidos por aquele de quem emana toda a santidade.

Buscar a santidade é buscar ao próprio Deus. E, para quem fala que ser santo e algo impossível,  Ele mesmo afirma através do profeta: Quem me buscar, me achará. Parafraseando
Jeremias 29:13, digo: Para termos santidade necessitamos andar com Deus o tempo todo.

Isso me remetente a fantástica história de Enoque:
A bíblia cita no livro do Gênesis, cap. 5, a trajetória de anos vividos por todos os descendentes de Adão, e todos eles são narrados assim:
"E foram os dias de (Fulano), tantos anos e gerou a (ciclano, bertano,...), e morreu."

Mas no verso 24, quando fala de Enoque, a bíblia diz o seguinte:
"E andou Enoque com Deus... portanto Deus o levou para si."

Enoque chegou a um ponto de santidade tão alto, que conjecturando certamente Deus disse: Ele não pode mais viver nesse lugar onde o pecado é cada vez mais crescente, vou leva-lo para morar comigo.

Se o nosso maior objetivo é morar com o nosso Deus, considere essa lógica: Como entrar na casa de alguém e morar com essa pessoa se não se tem um relacionamento íntimo com ela?

Deus é um ser relacional.

O que Ele mais quer é que estejamos dentro de sua vontade, em total consonância com o seu querer, sempre ao lado Dele.

Santificação é o relacionamento que temos com Deus através de Cristo, Santidade é a intimidade que adquirimos Nele.

Se existia realmente um mistério concernente à santidade, acredito que acabamos de descobrir. Na verdade, esse é um mistério que há muito já nos foi revelado.

Fazendo uma comparação, a santificação é a árvore que cresce e cresce, e a santidade são os frutos gerados pelo crescimento dessa árvore. Fruto esse, que só pode ser saudável.

Libertemos-nos de uma vez por todas da santificação e da santidade escrita e falada, e passemos a investir na santificação e na santidade real, a relacional.

Desse modo fica fácil entender porque em Hebreus 12:14, a Palavra nos afirma que: “...Sem santificação ninguém verá o Senhor.’  Em outras palavras: Sem um relacionamento diário com Deus, não O veremos.

Para a glória de Deus, tenha um dia eivado de bênçãos e de sabedoria em Cristo, com Cristo e por Cristo!



Pelos Laços do Calvário, 
Pr. Wilflen Affonso.